Blog


Em - Porto Feliz

Conheça os participantes da edição Porto Feliz do Lado a Lado



A cidade de Porto Feliz (SP) é conhecida por suas atrações turísticas e culturais, sabia? E a partir de um mapeamento para conhecer a região e os moradores, nós tivemos a oportunidade de contar inicialmente com a participação de 11 iniciativas da região no programa Lado a Lado. Elas aceitaram seguir uma jornada de muito aprendizado rumo aos seus respectivos sonhos!

Ao longo do programa, nós mapeamos iniciativas socioculturais, mentoramos os líderes delas e acompanhamos a evolução ao longo de alguns meses. O objetivo é potencializar habilidades, otimizar modelos de gestão e promover desenvolvimento de negócios e comunidades.

Das 11 iniciativas participantes, 9 delas continuaram até o mês de novembro. “As lideranças podem ou não seguir com a gente. Sabemos dos desafios diários de cada um deles e ficamos muito felizes com o tempo que cada um se dedicou ao programa. Todos nós aprendemos”, conta Flávia Paschoalin, idealizadora do programa.

Confira os nomes das 11 iniciativas participantes: Coletivo Sarau na Casa, Coletivo deRua, Cururueiros de Araritaguaba, Grupo de Teatro Ararapuca, Grupo de Teatro Monções, Crazy the Beat, Instituto Sonorum, Grupo Viva História Viva – Narração Oral Tradicional, Porto Rural, Saindo do Conto, De Mala e Cuia (durante o processo, a iniciativa teve sua proposta artística redesenhada, originando o Sunmi Ijanilaya).

Como foi o mapeamento em Porto Feliz

Uma das nossas alegrias é criar conexões. E isso faz parte do Lado a Lado desde o início da nossa jornada com cada região. Queremos sempre conhecer melhor o local em que vamos trabalhar, a sua cultura, as pessoas e suas respectivas iniciativas interessadas em participar do programa.

Fazemos isso na etapa de mapeamento, como uma das nossas primeiras ações.

Na cidade de Porto Feliz (SP), ao todo, conhecemos 40 iniciativas culturais. Esse trabalho contou com a colaboração da Camila Melo, mapeadora local e facilitadora, e Elineu Rosa Tomé, articulador local, que nos ajudou nos conectando com a riqueza cultural da cidade, possibilitando que descobríssemos as iniciativas.

Assista ao vídeo que fizemos com eles para você assistir e entender melhor como foi tudo isso:

Destaques do mapeamento 

Contamos com muitas respostas importantes para realizarmos o nosso trabalho na região de Porto Feliz. Destacamos algumas informações que apuramos para que você possa ficar por dentro do que apuramos também no processo de mapeamento:  

  • A maioria das iniciativas se concentram entre teatro e música. Audiovisual se revela como potencial a explorar.  
  • Há diversidade entre os grupos – menos entre as lideranças. A disparada maioria é formada por mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+. 
  • A maioria é de agentes culturais experientes, que atuam há mais de 10 anos. Os jovens, contudo, são os que estão a frente de coletivos mais engajados com as questões sociais (sarau de poesia e hip hop) e que estão sedentos por capacitação. 
  • Projeto cultural como atividade secundária: os participantes da maioria dos grupos têm outras fontes de renda além do projeto. 
  • Captação de recursos é o maior desafio. A maioria das iniciativas vende produtos ou se autofinancia e poucas iniciativas usufruem de incentivos governamentais e patrocínios empresariais. 

Fique por dentro das 9 iniciativas culturais que completaram a jornada do Lado a Lado:

  • Coletivo Sarau na Casa
    Instagram: @saraunacasa
    Facebook: @SaraunaCasaPortoFeliz
  • Coletivo deRua
    Instagram: @deruaportofeliz
    Facebook: @deRuaportofeliz
  • Grupo de Teatro Ararapuca
    Instagram: @ararapuca
  • Grupo de Teatro Monções
    *Grupo de Teatro Monções no YouTube
  • Crazy the Beat
    Instagram: @crazy.thebeat
  • Instituto Sonorum
    Instagram: @sonorumeducacaomusical
    Facebook: @InstitutoSonorum
  • Grupo Viva História Viva – Narração Oral Tradicional
    Instagram: @narracao_oral_tradicional
    Facebook: @narracaooraltradicionalportofeliz2017
  • Porto Rural
    Instagram: @portorural
  • Saindo do Conto
    Instagram: @saindodoconto
    Facebook: @saindodoconto
    YouTube: @SaindoDoConto
    Twitter: @saindodoconto_

Já conhecia alguma dessas iniciativas? E que tal acompanhar e compartilhar o trabalho delas também com todo mundo?