Blog


Em - Dica do Especialista, Porto Feliz

Saiba como participar de editais de governos e de empresas



Quer se inscrever em um edital, mas não sabe por onde começar? Léo Birche, nosso coordenador de produção, fez um vídeo com dicas para potencializar a participação de iniciativas culturais em editais.

Ele falou tanto sobre editais de patrocínio de empresas públicas ou privadas quanto sobre seleção de projetos para receberem recursos governamentais. Destacamos alguns trechos para você ficar por dentro. Confira!

Primeiros passos

Segundo Léo, uma das primeiras ações é ler o edital inteiro. “Pode parecer simples, mas não é. Muitas vezes os editais são um pouco grandes ou têm um pouco do ‘juridiquês’. E, por isso, passamos correndo por ele. Mas não faça isso! Lembre-se que o edital é a regra do jogo. Podemos fazer tudo o que está dentro dessa regra. E lá provavelmente estarão as respostas para muitas dúvidas que podemos ter”, conta.

Ele lembra que muitos editais são didáticos e contam com uma sessão de perguntas e respostas ou no próprio edital ou em um manual separado que geralmente está no site do governo ou da empresa que o está realizando.

Outro ponto importante indicado pelo especialista é ver sempre o objeto, que é um ponto que está em quase todos os editais. E uma parte que informa o que será patrocinado. Se vão patrocinar só projetos de artes cênicas, projetos de música ou projetos de várias áreas culturais, por exemplo.

Assista ao vídeo com essas e outras dicas do Léo Birche:

Que tal enviar o vídeo pra quem você acha que gostaria de se inscrever em editais culturais? Vamos, juntos, colaborar para que mais iniciativas sejam sustentáveis e prósperas!

Leia também:
Conheça nossa Caixa de Ferramentas e aprenda mais sobre editais!