Blog


Em - Bom Retiro

Como foi a jornada LAL no bairro do Bom Retiro de junho a outubro de 2021



Como tem sido a jornada dos participantes da edição Bom Retiro do Lado a Lado? Entre as nossas atividades, tivemos cocriação, planejamento, oficinas e mentorias sobre organização de processos e otimização da rotina de trabalho, desenhamos metas, ações específicas e muito mais! 

Fizemos muitas atividades, mas você pode conferir a nossa jornada de cinco meses neste conteúdo. Boa leitura! 

O que fizemos em junho, julho e agosto

Em junho, nós preparamos a casa do Lado a Lado para começar as mentorias. Reunimos as equipes e preparamos as estratégias com muita alegria!

Em julho, tivemos nossa primeira rodada de mentorias, que é uma etapa essencial do processo. O destaque de julho aconteceu durante as mentorias individuais. Surgiu um desafio em comum para todos os restaurantes com a seguinte pergunta: “Como lidar com a escassez de tempo?”. Para lidar com esse desafio, incluímos os temas organização de processos e otimização da rotina de trabalho nas nossas mentorias do mês de agosto.

Para completar o time de Metodologia do Lado a Lado Bom Retiro, convidamos a consultora de gastronomia Heloísa Mader. Ela conta com experiência em gestão gastronômica e hospitalidade para construir soluções ainda mais precisas, profissionais e práticas com os produtores gastronômicos.

O destaque do mês de agosto ficou para o nosso primeiro encontro presencial! Os participantes tiveram uma mentoria individual facilitada por André Dib. Todo o encontro foi documentado por nossa equipe de audiovisual tanto para produzir conteúdo para as nossas redes quanto para o documentário sobre a jornada dos restaurantes do Bom Retiro.

Tivemos a oportunidade de vivenciar um pouco das culturas presentes no bairro: coreana, colombiana, grega, judaica e, claro, brasileira. No final de cada mentoria, desenhamos metas e ações específicas com cada restaurante. A partir dos planos prontos, o foco é acompanhar a realização das ações.

Quer saber o que fizemos nos meses de junho, julho e agosto? Assista ao vídeo que preparamos com André Dib, um dos nossos facilitadores, e Flávia Paschoalin, nossa idealizadora e produtora executiva:

O que fizemos em setembro e outubro 

Começamos o ciclo de setembro com oficinas práticas. O tema da vez foi Comunicação. A oficina, conduzida pelo facilitador André Dib, teve o objetivo de compartilhar dicas e inspirar novas ideias para as redes sociais dos restaurantes participantes do Lado a Lado.

Os agentes gastronômicos trabalharam temas diferentes de acordo com seus desafios específicos, como articulação familiar na gestão compartilhada dos negócios até novos pratos, padronização, comunicação e layout do restaurante.

Em outubro, realizamos a última oficina do Bom Retiro, que foi conduzida pela especialista Heloisa Mader. Conversamos sobre boas práticas de gestão e hospitalidade. Liderança, pessoas, hospitalidade, processos e gestão – precisam estar alinhadas para que negócios gastronômicos prosperem. 

Para finalizar o mês, ainda tivemos a sessão fotográfica com a profissional Katiuska Salles, que além de fazer fotos dos pratos oferecidos em cada restaurante, ainda deu dicas de fotografia com o celular. Os agentes gastronômicos do Bom Retiro também receberam nossa equipe de audiovisual para gravações do documentário Lado a Lado.

Quer continuar por dentro da jornada que os participantes do bairro do Bom Retiro com o Programa? É só acompanhar o nosso perfil no Instagram!